..

..

30 de mai. de 2012

Camadas de gente



Sempre achei que não somos construídos em um bloco só, mas sim em camadas. Camadas de gente. Por que não? Se bolos têm camadas, massas têm camadas, gente também pode ter.  Acredito que as camadas sejam  montadas ao longo de nossas vidas. A primeira camada é colocada por Deus. Ali ele coloca uma camada básica, que deverá nos sustentar e distinguir  ao longo da vida. A grandiosidade é tanta, que para cada um de nós ele coloca uma camada diferente e essa será a camada da resistência para a vida. Ai virão nossos pais e nossos avós, que sempre tentam nos dar camadas da melhor sabedoria, sabedoria do mundo deles, mas a intenção é sempre a melhor possível. Camadas de sabedoria, discernimento e opções para o  bem e
para o mal. Nossos amigos colocam em nós camadas confusas, pois são tão diferentes uns dos outros, que acabam colocando camadas não tão organizadas e certinhas, pois ao longo da vida mudam os amigos e os sabores das camadas. É claro que os nossos amores também contam, e muito, nas nossas camadas. Essas são as camadas mais complicadas de se sobreporem porque elas têm que ser perfeitas (na nossa sua tola opinião). A sorte de todos nós é que amores de uma vida não são tantos assim, para a maioria das pessoas. Algumas até nem tem a oportunidade dessa camada e se tornam pessoas um pouco mais incompletas, pois afinal de contas, precisamos de todas as nossas camadas para nos sentirmos completos. Cada palavra, cada pensamento, cada compartilhamento, cada divisão, cada momento, vai se sedimentando e faz de nós pessoas melhores, mais felizes ou piores e mais infelizes. Cada camada ali colocada nos faz diferentes. E dessa forma, vamos nos revirando em camadas. Cada qual e cada um sendo construído e mudando de sabores, recheios e aromas até o final. E então, um dia, você encontra uma cereja.

23 de mai. de 2012

Querer não é poder



Desde muito pequena ouvi adultos dizendo que "querer é poder". Hoje eu sou adulta e fico pensando em quantas coisas quis e em quantas coisas pude. Seriam centenas e centenas de "quereres" contra  dezenas e dezenas de "poderes". Coisas mínimas, coisas tolas, coisas grandiosas, coisas com muita importância e outras com nem tanta, ficaram para trás, simplesmente porque querer não é poder.  Demora muito tempo até que se tenha a certeza absoluta que desejar algo com veemência, e muitas vezes lutar arduamente por aquilo, não é o suficiente e nem tampouco necessário. Demora-se mais tempo ainda para descobrir o porquê. O que é necessário fazer para a realização dos nossos desejos, se somente querer não é suficiente? Nada. Não é necessário que se faça nada. Primeiro, porque tudo aquilo que te pertence lhe será entregue de alguma forma. Coisas inimagináveis acontecem a favor do seu querer, se aquele querer lhe for destinado. Segundo, nem sempre o que queremos nos é destinado, pois existem alguns "quereres" que não nos cabem. Terceiro, este controle do que é para você e o que não é, não está nas suas mãos. Algumas pessoas acham que detém o controle de tudo, de todos e da vida. Acredito que não haja equívoco maior que esse. Somos apenas barcos à deriva esperando a ação do vento. Algumas vezes, soprar a vela ajuda. Se você soprar, soprar e sentir que está somente perdendo o fôlego, está ai um querer que não te pertence. E como Fernando Pessoa disse um dia..."Querer não é poder. Quem pôde, quis antes de poder só depois de poder. Quem quer nunca há-de poder, porque se perde em querer"


11 de mai. de 2012

A dúvida nossa de cada dia...

Por que será que duvidamos de tudo e de todos? Quando foi que aprendemos a não dar crédito para pessoas e fatos? Por que se complica o óbvio? Por que não enxergamos um palmo à frente do nariz para enxergarmos montes de coisas que não existem? Por que será que nossas preocupações são sempre maiores que as nossas realizações? Por que será que o "será" não sai das nossas cabeças?
Será que vai chover?
Será que vai fazer muito sol?
Será que eu vou viver muito tempo?
Será que eu vou morrer logo?
Será que eu vou ganhar um prêmio de loteria (sem jogar, na maioria das vezes)
Será que eu vou arrumar um emprego?
Será que eu vou perder o emprego?
Será que esse  "carocinho" é câncer?
Será que essa "pintinha" é câncer?
Será que tudo é câncer?
Será que meu plano vai dar certo?
Será que o plano (que eu nem tenho ainda) vai dar certo?
Será que se eu pegar aquela vaga de idoso alguém var perceber?
Será que eu fui multada?
Será que ele me ama?
Será que ele vai escrever?
Será que se ele não me escrever me ama mais ainda, mas está somente confuso?
Será que algum dia vamos parar de nos preocupar com o "Será?.." para começarmos a nos preocupar com o "E agora..?"


5 de mai. de 2012

A amor tem cheiro de quê?



Se alguém te perguntasse - Que cheiro tem o amor? - O que você responderia? Acho que eu não saberia responder de imediato e precisaria de alguma reflexão. O amor pode tomar várias formas e cheiros, dependendo de como o encaramos e do momento que vivemos. Pode o amor ter cheiro de café de bule da avó? Cheiro de uma fornada de pão feito em fogão a lenha? Tenho certeza que para algumas pessoas o amor tem cheiro de bebê saído do banho. Cheiro de um ramalhete de flores silvestres que você recebeu simplesmente sem nenhuma data comemorativa?  Ou teria o cheiro de um envelope chegado de muito longe e de uma pessoa muito especial, que simplesmente achou que um send não é prova de amor suficiente?. Será que o amor cheira banho a dois em uma banheira de espuma, para alguns?  Cheiro de um charuto cubano que será fumado a dois como prova de muito amor? Cheiro do perfume de alguém que ficou impregnado no seu corpo e que depois de anos você ainda não esqueceu? Cheiro de chuva e de terra molhada que remete a outros tempos? Cheiro das flores de um buquê de uma noiva apaixonada? Cheiro de chocolate que você comeu a dois,  sentados em uma sarjeta esperando que o pneu furado se consertasse sozinho? Cheiro da pele do seu amado em sua última transa? ...Acho que cada um tem alguns cheiros para levar consigo e certamente outros cheiros virão para se somar aos tantos que se acumulam pela vida. Não importa que cheiro ele tenha, ele só precisa estar presente.