..

..

26 de mar. de 2007

Pecados e Virtudes


Com o intuito de catalogar os vícios e controlar os instintos básicos, foram criados dois tipos de pecados: os perdoáveis com o sacramento da confissão e os capitais, esses sim, merecedores de condenação. Acho que foi uma boa forma que encontraram para nos fazer sentir culpados por estarmos infringindo, a todo momento, um ou dois dos pecados capitais. Em contra-partida, e para que nos sentíssemos ainda mais culpados, a Idade Média nos brindou com as sete virtudes cardinais para que fiquemos olhando para elas e pensemos "como eu estou cada dia mais longe de chegar perto de uma dessas virtudes" . A saber, a luxúria se opõe à castidade, a avareza à generosidade, a gula à temperança, a preguiça à diligência, a ira à paciência, a inveja à caridade e o orgulho à humildade. Analisando friamente os pecados e comparando-os com as virtudes, fica muito fácil despencar para o lado dos pecados. Na verdade, vamos quase que naturalmente para eles sem grandes esforços e sem grandes alardes. Em um piscar de olhos e com uma leveza ímpar uns três já são cometidos de saída. Dizem que a prática das virtudes protege as pessoas contra as tentações dos pecados. Eu particularmente acho que é uma tremenda sacanagem fazer pecados tão simpáticos e atraentes contra virtudes tão inalcansáveis e difíceis de serem praticadas. Quem desenhou esse modelo devia estar com um mau humor do cão naquele dia. Criam-se as ceias de Natal e não pode-se cometer a gula, as espreguiçadeiras colocadas à beira mar não podem conter a preguiça. A Hilux do vizinho não pode contemplar de maneira nenhuma a inveja. Um chefe te aporrinhando o saco não pode te deixar irado. Não se pode ser avarento nem de vez em quando e a luxúria, ah a luxúria que só de ser mencionada já nos leva para os pensamentos mais impuros. Dizem ainda que se colocadas em ordem crescente de santidade, a castidade vem em primeiro lugar, seguida da generosidade e vamos parar por aí que é muito pecado para uma pessoa só sair carregando sozinha, embora eu tenha certeza que nessa, eu não estou sozinha.

2 comentários:

Anônimo disse...

Pecado lembra tudo que é proibido; que lembra que o proibido é mais gostoso e que vicia; que lembra os vícios pecaminosos e da coca-cola; que lembra a luxúria; que me lembra todos os 7 pecados capitais e que me dá a visão do inferno, e assim me vem à cabeça que após a morte lá do inferno seria expulsa, o diabo vai dizer que ñ quer concorrentes... q me lembra q em vida tbm fui advogada dele e q sempre argumentei que o bicho nunca se defendeu que volto a lembrar que sou mesmo uma pecadora filha da puta hahaha Dãaaa :P

Bom, Dos 7 pecados capitais, até o dia de hj, cometi 5 (gula, luxúria, preguiça, avareza e orgulho).

Sim, foi ótimo...

Vou ali me recuperar e volto... hahaha

P.S.: Nada aproveitável na cabeça no momento só uma música...

The Best of You / Foo figthers

Anônimo disse...

Putz, tava aqui pensando... Quem inventou o pecado hein? que maldade cara, só pra fuder com a nossa vida reles mortais. Pecado deveria ser apenas a prática do homicídio, a tentativa dele, o roubo, e toda e qquer maldade que se faz com crianças, velhos e inocentes. Enfim, essa porra de 7 pecados capitais meu, coisa inventada... Deus cria o ser humano, dá para ele as palavras, a visão, a audição, o tato, o paladar, o livre arbítrio, todos os sentimentos do mundo, cria o doce, o amargo, o macio, o vinho, o tempo frio, o sol, o mar, o homem para a mulher, o pau, o sexo, enfim... Aí esse mesmo ser humano com essa infinita de maravilhas inventadas pelo criador abre mão de tudo isso e se enfia no mosteiro, na igreja, no convento e vive uma vida regrada, sem porra nenhuma de tudo q citei aqui e de outras maravilhas que são consequências de tudo que existe. Para os que aproveitam dos bens são pecadores com o espírito já predestinado ao fogo, ao martírio, ao calor infernal, enfim .

Eu qdo morrer vou contestar, e qro meu direito de último desejo, q já q vou pro inferno mesmo eu qro no mínimo um ar condicionado ligado forever! Qro informar q qdo eu morrer e encontrar com a fdp da Eva vou dá uns sopapos nela, pq se hj tô nessa a culpa é dela!
***

|^^^^^^^^^^ || ||\__
| ♥.BEIJOS.♥ ||||| _ | |'""\\__
|__....._____ | ||"__|__|_||_]
"(@)"(@)"""""""""(@)""(@)"