..

..

8 de mar. de 2007

Você tem ciúme de quê?




Você ja reparou que as pessoas ciumentas morrem de ciúme de alguma coisa que a outra pessoa "faz" e não exatamente da outra pessoa? Sim, porque a pessoa amada muda, mas nunca mudam o fatos que adoecem a criatura ciumenta. Ciúme é uma lamentável enfermidade congênita que, se você nasceu com ela, certamente morrerá com ela. Quem tem ciúme, por exemplo, dos colegas de trabalho da pessoa amada, sempre terá, não importa onde a pessoa trabalhe, com quem e nem em quais circunstâncias. Se ele trabalhar com loiras, lindas e inteligentes será lastimável, e se trabalhar somente com vários marmanjos barbados será lastimável também. O ciumento vê o resto do mundo como potenciais riscos à sua segurança. A insegurança e a falta de auto-estima do ciumento é tanta que estar junto com o outro não é suficiente, é preciso torturar, torturar e torturar até o derradeiro pé na bunda, que um dia ou outro chegará. A pessoa ciumenta se incomoda com absolutamente tudo. O outro não pode suspirar sem que o ciumento ache que foi um suspiro causado por uma lembrança inusitada e, claro animada, de uma situação especial, da qual o ciumento não participou. Até explicar e convencer o ciumento que foi somente e tão somente um suspiro, você já terá comprometido o jantar, o cinema e a trepada dos próximos três meses. E não adiantam juras de amor eterno para o ciumento, pois ele está sempre cego e muito mais preocupado com aquilo que o outro não fez e talvez jamais fará.

6 comentários:

Anônimo disse...

sim, cego, cego... o ciúme é veneno. Gosto do seu texto, Saíta, e o blog é muito belo com as fotos que escolhe.
.lily

Anônimo disse...

E o lado bom do ciúme, onde fica? Acho que o ciúme é o tempero do amor.

Anônimo disse...

Ciúme ...
Ô sentimentozinho cretino meu... Acredito que o doente deva sofrer com esse sentimento tão ruim, ñ é possível...
E deus do céu como eu atraio ciumentos, credo... Me lembro de todas as épocas da minha vida, que amigos ficavam chatiados, qdo se sentiam inseguros da minha amizade, putz eu entendia q o gostar qdo é grande dá aquele ciuminho de qdo se dá atenção para outras pessoas, mas ao ponto de fazer pirraça, birra, picuinhas e etc isso enche o saco. detesto Piti, passando da adolescência vem o namorado, marido e aí ciúme parece q toma uma densidade maior, sufoca, chateia, magoa, meu Deus do céu q negócio complicado... nunca tive ciúme de alguém na minha vida... sempre fui muito segura dos meus sentimentos e dos sentimentos dos outros para comigo tbm. Acho q ciúme ñ tem cura... e o único "remédio" é a conversa, tem q tentar pelo menos reduzir esse nível de ciúme, qdo ñ se consegue... tchau ou paciência.

Anônimo disse...

Pelo visto, ciumento não faz parte do seu cardápio... nunca fez? tem quem ache que ciúmes é decorrência da paixão do outro por você, e que se não houver um pouco de ciúme, não se está sendo amado... e quando falta maturidade, só o ciúme é a garantia do apaixonado... para mim, isso é insegurança...

Concordo com tudo que você escreveu e ainda acrescentaria: o que motiva e empurra o ciumento é a falta de amor-próprio...

Anônimo disse...

Até que enfim alguém que escreve ciúme no singular!

Anônimo disse...

Essa palavra deveria ter nascido no plural. O ciumento nunca tem 1 ciúme. Tem todos os ciúmes de tudo que respira perto de quem ele (ou ela) acha que ama. O amor libera, dá asas. O amor entende que o outro tem que ser livre e não necessita corresponder ao seu amor. Eu não tenho ciúme, nem ciúmes de nada! Livre, leve e solt....