..

..

31 de ago. de 2008

Tentações

Dizem por ai que tentações são pensamentos malignos que nos perseguem e cujo objetivo é nos levar a fazer coisas contra nossos valores e crenças. Porém, se temos valores e crenças tão bem estabelecidos, porque será que caimos em tentação? Eu não sei responder, tendo em vista que já caí em um sem número delas, mas talvez você, que nunca tenha caído em nenhuma, possa me responder. A tentação da carne, acho que essa é uma das mais famosas, só perdendo para a tentação da comida. Não estou falando de carne que se come (ou será que estou?). Estou falando de desejos malignos desses que corroem as pessoas e as faz cair em tentação após tentação, após tentação. O mais engraçado de tudo é que o que podemos não nos tenta. Esposas e maridos estão longe de ser tentadores, já que estão mais do que próximos e são mais que permitidos. Já vizinha gostosa, a esposa ou o marido de amigas ou amigos, alguns chefes, homens uniformizados, o vizinho malhado que volta da academia suado e sobe com você no elevador, são tentadores. E se finalmente decidimos que queremos ceder às tentações, será que estamos comentendo um pecado? Seriam as tentações pontes que construiram somente para nos levar até os pecados? E depois que a tentação vira pecado, quem nos cobra? Nós mesmos? Ou será tem alguém escondido em algum lugar fazendo anotações de nossos pecados para depois nos mandar a fatura por correio e registrada? Será que se passarmos uma vida inteira sem cair em tentação, a recompensa será o não recebimento da fatura? Aprendemos desde muito pequeninos a oração que diz "Não nos deixeis cair em tentação". Alguém lá em cima, há muito tempo, pensou logo em nos ensinar a oração, já que tinha a intenção de colocar nesse mundo tantas coisas para nos tentar o tempo todo. E se você é um daqueles que não consegue resistir às tentações, pelo menos, reze.

Um comentário:

Anônimo disse...

O pecado é mais um conceito humano do que divino. Aliás, no Universo ou no Divino não existem conceitos. O que existe, entre outras coisas, é uma relação de causa e efeito (carma). Se vc age de uma forma que contraria as leis universais, vc terá que compensá-la agindo de maneira oposta.

Se vc caiu em tentação, foi pq seus valores não estavam assim tão bem estabelecidos como vc pensava. Mas isso não tem tanta importância, afinal, se vc caiu em tentação, mesmo achando que tinha valores estabelecidos, foi para mostrar que tudo o que tomamos como resultado do nosso querer é, na verdade, nada mais do que o inevitável e o inevitável é a fatura do carma. Até que vc compense a quebra da lei agindo de maneira oposta, vc continuará achando que caiu em tentação, qdo na verdade vc só está recebendo de novo a mesma fatura,
ainda que leve eras, afinal, a lei universal existe antes das religiões.
Alê