..

..

9 de jan. de 2009

Me, myself e as padarias

Eu conheço muitas padarias. Conseqüentemente, muitas padarias também me conhecem. Não é engraçado como as padarias estão sempre abertas? Não me lembro de ter desejado ir a uma padaria e que a mesma estivesse fechada. Quando todos os lugares do mundo estão fechados, você pode recorrer a uma padaria. Além de estar sempre aberta ela está apta a vender os mais variados e diferentes itens. Velas é um desses itens. Toda padaria vende velas. Quem será que comprou tantas velas e, com tanta frequência, que fez com que as padarias passassem a pensar que vela é um artigo de primeira necessidade? Na padaria você pode tomar o café da manhã, almoçar, tomar o lanche da tarde e ceiar. Até o horário da sopa está garantido na padaria. Você poderia praticamente morar na padaria, que não faria nem tanta diferença. É na padaria, também, que você tem toda a sua identidade devassada. Depois de um tempo que você freqüenta a mesma padaria, o caixa já é capaz de chutar, com uma margem de acertos bem grande, que tipo de pessoa você é, o tamanho da sua família, se você está de dieta ou não, se você é fumante ou não, se você é do tipo que carrega dinheiro no bolso ou se paga até as continhas furrecas com cartão de crédito. Nas filas para pagar, raramente você encontra alguém paquerável. A mim parece que os paqueráveis não compram pães. Mas, tem sempre um velhinho aposentado, de bermudas, sandálias tipo franciscano, óculos de sol e pêlos nas orelhas, ensaiando uma paquerada ou um papo com você, fazendo aquelas caras e bocas de que a paquera vai colar. Lá na padaria, também são capazes de saber seus horários fixos e móveis, se você perdeu hora para o trabalho, se fez horas extras, se levantou muito tarde no final de semana ou se já fez seus exercício semanais. Porque sim, toda pessoa se exercitando, ao final do exercício, passa na padaria. Tenho uma amigo que diz que as mocinhas da padaria são todas muito comíveis quando tiram aqueles chapeuzinhos, mas esse meu amigo pensa em sexo até dentro da padaria, portanto a opinião dele não conta.

Um comentário:

Dzu disse...

Adorei o post. E não é que quando chego na padaria o atendente já fala: um queijo quente e um café? Hoje mudei e ele falou: É por causa da chuva ?