..

..

18 de ago. de 2012

Blá Blá Blá

Admitindo humildemente a minha ignorância, sempre achei que blá blá blá fosse uma expressão nascida na língua portuguesa. Só que ela não nasceu brasileira e sim foi importada da França. O blá blá blá tupiniquim ia bem até que um dia ouvi uma pessoa de origem turca, moradora em Istambul dizer a expressão. Fiquei intrigada com aquilo e perguntei para algumas pessoas se sabiam a origem da palavra e como ninguém soube me dizer, fui procurar a sua origem. Descobri que a mesma nasceu na França, derivada da onomatopeia imitativa ou relacionada ao verbo blaguer (que significa dizer coisas ridículas ou mentiras). Nessa linha de onomatopeias, acabei lembrando-me da expressão nhenhenhém, que obviamente nunca ouvi um turco pronunciar, portanto não deve ter origem de nenhum verbo em francês. Resolvi, também, procurar a origem da expressão. Diz-se que nhenhenhém vem do verbo nheë, em tupi, e quer dizer falar muito e sem noção. Quando os portugueses chegaram ao Brasil, os indígenas não entendiam aquela falação estranha e diziam que os portugueses ficavam a dizer "nhen-nhen-nhen". Até hoje, estamos aguentando muito nhenhenhém de todos os lados. Sabidas as origens e mortas as curiosidades, vamos tocar a vida, sabendo que de bla bla bla e de nhen nhen nhen também se vive.

Nenhum comentário: