..

..

20 de abr. de 2007

Enxoval???

Outro dia, desavisadamente, ouvi a palavra enxoval e pareceu-me fazer séculos que não ouvia essa palavra. A bem da verdade, embora jamais tenha feito um, eu sou do tempo do enxoval. Cheguei a ver em armários (que à época se chamavam guarda-roupas) de amigas minhas, dezenas de items a que elas chamavam de enxoval. Não sei se era impressão minha, mas essas peças sempre me pareceram meio amareladas. O pior não era, exatamente, a rapariga gastar dinheiro desnecessário, ocupar espaço desnecessário, comprar itens desnecessários. O pior era a moça mostrar-me, desnecessariamente, esses itens, sendo que eu não estava minimamente interessada em nada daquilo. Nunca um amigo meu mostrou-me um enxoval e tenho quase certeza que a última coisa na qual um homem está interessado quando resolve se casar é em enxoval. O que será que era feito dos enxovais daquelas raparigas que nunca se casaram? Você não se casar é uma coisa. Você não se casar e ficar olhando todos os dias para a cara do enxoval é outra bem mais desagradável. Será que os enxovais eram doados às amigas, primas ou vizinhas que desencalhavam? Será que eram usados disfarçadamente peça a peça até que eles desaparecessem por completo? Será que ficavam para a nova tentativa de casamento? Será que o noivo posterior não se incomodava que o enxoval havia sido feito para o noivo anterior? Será que o enxoval era passado para qualquer uma das irmãs que desencalhasse primeiro? Onde será que as mães guardavam as roupas em uso para que as filhas acomodassem os enxovais? Ou será que caso a família tivesse oito raparigas haveriam oito enxovais? Como seria acomodar oito kits de enxoval em uma casa só até que todas se casassem? E se à época do casamento o enxoval tivesse cheirando a mofo? E por último, mas não menos importante, onde pais de oito mulheres arranjam oito maridos para suas filhas?

4 comentários:

Unknown disse...

Gargalhando. Fantástico esse seu texto.

Anônimo disse...

O enxoval,o dote, ah, você me fez lembrar. Comovente uma tia velha e solteirona arrumando com muito desvêlo o malão, todo domingo, suspirando pelo mala que nunca vinha. Panos de prato com uns amarrios tão elaborados, toalhas e lençóis bordados com pontos tão sonhados. Morreu. Intactos, ela e o enxoval. . Sobrinha desnaturada, voltei do enterro, abri aquela enorme arca de madeira que ela chamava de malão, e alforriei os panos de prato que saltaram para a pia, as toalhas que correram para os banheiros, os lençóis que se jogaram sobre as camas, felizes, libertos da espera do uso . Libertas quae sera tamem!
Milnicks

Anônimo disse...

O enxoval,o dote, ah, você me fez lembrar. Comovente uma tia velha e solteirona arrumando com muito desvêlo o malão, todo domingo, suspirando pelo mala que nunca vinha. Panos de prato com uns amarrios tão elaborados, toalhas e lençóis bordados com pontos tão sonhados. Morreu. Intactos, ela e o enxoval. . Sobrinha desnaturada, voltei do enterro, abri aquela enorme arca de madeira que ela chamava de malão, e alforriei os panos de prato que saltaram para a pia, as toalhas que correram para os banheiros, os lençóis que se jogaram sobre as camas, felizes, libertos da espera do uso . Libertas quae sera tamem!
Milnicks

Anônimo disse...

Interessante...Ainda tenho peças do enxoval de minha mãe. E são bonitas, me são queridas.
Enxoval, um dote.
Enxovalhado, um adjetivo pejorativo.
Sererá que se ligam?